Estudos de casos clínicos foram realizados na tarde desta terça-feira (20/05) no V Curso de Ética e Bioética para residentes, no Mar Hotel, em Boa Viagem. O encontro foi realizado pela Escola Superior de Ética (Esem) do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado (SES), da Comissão Estadual de Residência Médica e do Sindicato dos Médicos de Pernambuco.
Cerca de 500 residentes tiveram a oportunidade de discutir a realidade do médico nas unidades de saúde, puderam tirar dúvidas e entender a atuação das entidades médicas do Estado. “Este curso foi muito importante porque esclareceu dúvidas que temos no dia a dia e não podemos tirar imediatamente” explicou a residente de pediatria, Juliana Amorim.
A parte da tarde foi voltada, principalmente, para a discussão de casos clínicos. Os residentes foram divididos em seis grupos e um conselheiro ficou responsável por mediar a discussão. O Cremepe entregou aos residentes uma apostila com alguns casos que foram discutidos em grupo e o conselheiro pode orientar todo o processo para resolver a situação proposta.
Para o vice-presidente do Cremepe, André Dubeux, o curso é um momento ímpar porque os novos médicos tiveram a oportunidade de conversar com pessoas mais experientes, trocar conhecimentos e informações. “O curso é um raro momento que conseguimos integralizar todos os residentes dos mais variados serviços com os casos do nosso cotidiano no conselho”, finalizou.
Amanhã (21/05), das 8h às 12h, os profissionais vão apresentar os relatórios dos casos discutidos.
Da Assessoria de Comunicação do Cremepe
Social tagging: Cremepe > Esem > residentes