Dra. Jane Lemos ocupará cadeira 36 da AMP

12819258_967310646709657_1585848407577406126_o8 de março: dia internacional da mulher. Dia de reconhecimento por todas as lutas e vitórias femininas. A celebração surgiu no século XIX no cenário das mulheres por condições de trabalho, direito ao voto e igualdade. Também foi a data escolhida para nomeação da psiquiatra e conselheira do Cremepe, Jane Lemos, para cadeira 36 da Academia de Medicina de Pernambuco (AMP). A solenidade aconteceu no Memorial de Medicina, localizado no Derby, e contou com todos os acadêmicos e representantes das entidades médicas.

A solenidade foi presidida pelo presidente da AMP, Gentil Porto, que em poucas palavras traçou o perfil da nova acadêmica. Ele contou a história da médica desde quando nasceu e sua trajetória na medicina. Destacou sua grande dúvida “shakespeana: de ser ou não ser? Cirurgiã ou psiquiatra?” que foi influenciada pelo professor Galdino e garantiu a jovem cuidar das doenças dos nervos. Por fim, deu as boas vindas a conselheira. “A Academia Pernambucana de Medicina da qual sou presidente sente-se muito engrandecida com a presença da Dra. Jane Lemos em seus quadros. Dra. Jane tem um longo passado de competência técnica e de luta associativa, já que fez parte do Cremepe, Simepe, e AMPE. Por isso, como presidente da da APM fico muito feliz em recebê-la.”, disse gentil.

Após as belas palavras do presidente da academia, a médica recebeu a beca, o broche dos acadêmicos e o diploma. Honrarias entregues por familiares e amigos. Na sequencia fez o juramento dos membros e explicou a emoção e os sentimentos daquele momento. “Se para qualquer pessoa já é difícil expor seus sentimentos, imagine para um psiquiatra que passa a maior parte do tempo procurando lidar com suas emoções e sentimentos principalmente dos pacientes, para mim é um momento de muita gratidão e alegria”, disse Jane.

A cadeira 36 já foi ocupada anteriormente pela Dra. Sara Rick Erlich, tendo como Patrono Prof. Dr. Antônio Monteiro Morais do Nascimento.

 

jane-300x232

Curriculum

Jane Lemos passou em todos os vestibulares de medicina que fez, mas preferiu estudar na Universidade Federal de Pernambuco. Fez a residência em psiquiatria e desde 78 tem um consultório. Foi diretora do Hospital Otávio de Freitas, do Hospital Ulysses pernambucano, professora da faculdade de ciências médicas, coordenadora de saúde mental da secretaria de saúde de Pernambuco. Também foi presidente da sociedade de psiquiatria de Pernambuco, da associação médica de Pernambuco, conselheira do cremepe e diretora da associação médica brasileira. Já foi agraciada pela medalha de São lucas e medalha Maciel Monteiro, maiores honrarias da classe médica pernambucana.

Social tagging: > > > >