UFPE: Formandos particiam de aula de ética

Hoje – 07 de maio – foi a vez dos formandos de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participarem da aula de ética no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). O encontro é promovido pela Escola Superior de Ética Médica do Conselho e tem o objetivo de apresentar o conselho e trazer temas ligados aos dilemas éticos que os profissionais de saúde enfrentam nos atendimentos.

A aula teve a abertura do vice-presidente do Cremepe, João Guilherme Bezerra, que deu as boas vindas aos formandos e explicou a função do Cremepe. “Essa é a casa do médico para a sociedade e a questão primordial desta casa é lutar pela ética médica através de fiscalizações do exercício profissional. Os Conselhos são os guardiões da ética médica, além da função educadora”, explicou João Guilherme.

Ainda de acordo com o vice-presidente, o médico deve se basear e três pilares para evitar o erro médico. Ele citou o aprimoramento profissional através da atualização do conhecimento, a comunicação na relação médico paciente e com a compaixão.

Na sequência a conselheira Jane Lemos apresentou as funções do Conselho e atuação social da entidade. Já a diretora da Escola Superior de Ética Médica  (Esem), Helena Carneiro Leão, apresentou questões relacionadas a deliberação moral,  relação médico-paciente. Apresentou os princípios fundamentais do Código de Ética Médica (CEM), além de questões de bioética com reprodução humana (com o uso de blacebo), telemedicina, consentimento esclarecimentos e até diretivas antecipadas da vontade.

Social tagging:

Deixe uma resposta